O acompanhamento terapêutico, criado inicialmente na área da saúde mental, vem sendo cada vez mais utilizado como um recurso terapêutico às dificuldades presentes no processo de envelhecimento.
Sustentado pela escuta clínica e propondo a intervenção através da ação, o acompanhamento terapêutico no envelhecimento visa à construção de projetos em um período da vida em que o futuro parece não mais existir, e que o sujeito, sem perspectivas, pode sucumbir a estados melancólicos e até demenciais. Este processo encontra ancoragem na sociedade contemporânea, onde o lugar valorizado do velho, como detentor da experiência, se esvazia e cede espaço ao ideal de juventude no intuito de postergar a proximidade com a morte.
Este é o primeiro de outros eventos, onde pretendemos transmitir o conhecimento acumulado em nosso núcleo de estudos e prática do acompanhamento terapêutico no envelhecimento nos últimos quatro anos e dialogar com outros colegas buscando avançar na construção deste campo de trabalho.
1ª mesa (9h30 às 11h00)
• Apresentação da Ger-Ações (Elvira Gotter)
• O que é o acompanhamento terapêutico no envelhecimento? (Luciana Rebello)
• Questões específicas do processo de envelhecimento (Carolina Guimarães de Baptista)
• A construção do projeto no acompanhamento terapêutico no envelhecimento (Kátia Cherix, Cintia Honda, Liliana Prado e Eloisa Roncaratti)
Coordenação: Elvira Gotter
Intervalo (11h00 às 11h15)
2ª mesa (11h15 às 13h00)
• Depressão e finitude (Natalia Alves Barbieri)
• Loucura e envelhecimento (Maíra Peixeiro)
• Demências (Ana Lúcia Marques de Souza Novo)
Coordenação: Rodrigo Blum
Almoço (13h00 as 14h30)
3ª mesa (14h30 as 16h30) – Discussão de Caso Clínico
Apresentação de caso clínico
Debate: Delia Catullo Goldfarb & Maurício Porto
Encerramento
Data: 29 de Agosto de 2009
Local: Unip – Campus Vergueiro
R. Apeninos nº 267 – Aclimação
Horário: 9:30h as 17:00h
Valor: R$80,00/60,00 (estudante)
Inscrições pelo e-mail: at@geracoes.org.br
Informações pelo telefone: 7541.4239
Público-alvo: profissionais e estudantes de graduação das áreas de Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Enfermagem, fonoaudiologia, Fisioterapia Medicina e Educação.
Organização: Núcleo de Acompanhamento Terapêutico da Ger-Ações
Maiores informações no endereço eletrônico: www.geracoes.org.br
Sobre os palestrantes
Ana Lúcia Marques de Souza Novo
Psicóloga clínica pela Unimarco (2003). Mestre em Gerontologia Social pela PUC/SP (2008). Atua como psicóloga clínica e gestora gerontológica domiciliar com idosos em situação de fragilidade, familiares e cuidadores envolvidos.
Carolina Guimarães de Baptista
Psicóloga clínica formada pela PUC/SP, Acompanhante Terapêutica, Especialista em Gerontologia e cursando especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein, co-terapeuta da Oficina de Reabilitação Cognitiva no Hospital-Dia Geriátrico no IPQ/HC e Psicóloga do “O Bem Estar Saúde”.
Delia Catullo Goldfarb
Psicóloga e psicanalista tem mestrado pela PUC/SP e doutorado em psicologia pela USP, tem também especializações em Gerontologia pela SBGG e FLACSO. Além de atuar em clínica particular é consultora do PNUD, assessora em políticas públicas, e criadora do curso “Psicogerontologia: fundamentos e perspectivas” na COGEAE-PUC-SP. É membro fundador da Rede Ibero-americana de Psicogerontologia, da Associação Nacional de Gerontologia. Como pesquisadora se dedica principalmente aos temas: Alzheimer, depressão, cuidados e cuidadores, demências, acompanhamento terapêutico com idosos, psicanálise e envelhecimento, finitude, fragilidade, dependência, família e políticas públicas. Tem publicado os livros “Corpo, tempo e envelhecimento” e “Demências” pela editora Casa do Psicólogo, e diversos artigos no Brasil e no exterior.
Elvira Gotter
Psicanalista; psicóloga pela Universidad del Norte Santo Tomás de Aquino – Argentina com especialização em Gerontologia pela FM-USP, especialização em Sexualidade Humana pela FM-USP e em Psicopatologia Psicanalítica pela FMU. Participou da elaboração e da implantação do projeto “Saúde e responsabilidade sexual do Idoso” Instituto Kaplan, voltado para técnicos e coordenadores de grupos de idosos; em decorrência desse projeto foi publicado o livro A Quinta Estação e o jogo: Cartas na Mesa, dos quais é co-autora. Coordena grupos de cinema-reflexão.
Luciana Rebello
Psicóloga Clínica, Acompanhante Terapêutica de Idosos, Supervisora Técnica do Programa Acompanhante de Idosos da SMS de São Paulo em parceria com a Associação Saúde da Família, Especialista em Psicologia Hospitalar.
Maíra Humberto Peixeiro
Psicóloga, Psicanalista, Acompanhante Terapêutica. Master Recherche en Psychanalyse – Université Paris VII. Coordena o Grupo de estudos sobre acompanhamento no envelhecimento pela Ger-ações.
Mauricio Porto
Psicólogo e psicanalista, acompanhante terapêutico, participante da coordenação dos Módulos de Introdução ao Acompanhamento Terapêutico e do Estágio Assistido em Acompanhamento Terapêutico, participante da ATUA – Rede de Acompanhamento Terapêutico, autor de artigos em revistas especializadas
Natália Alves Barbieri
Psicóloga, Psicanalista, Acompanhante Terapêutica. Mestre em Ciências Humanas da Saúde pela UNIFESP. Pesquisadora da Rede Ibero-americana de Psicogerontologia. Docente do curso de Especialização em Gerontologia, COGEAE-PUC-SP. Coordena grupo de estudos sobre acompanhamento terapêutico no envelhecimento pela Ger-ações. Autora de artigos científicos sobre o tema do envelhecimento no Brasil.
Rodrigo Blum
Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae – São Paulo-SP, atuando no Grupo de Transmissão e Estudos de Psicanálise, Terapeuta da Instituição Projetos Terapêuticos, Professor
convidado dos Seminários Clínicos do CEP – Centro de Estudos Psicanalíticos.