Ao longo de nossa experiência de 25 anos de trabalho na área de Saúde Mental no Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa da Saúde Mental e Psicossocial “A Casa”, constatamos a necessidade do oferecimento de diferentes dispositivos terapêuticos que contemplem as singularidades e a processualidade do tratamento de cada paciente. Um dos maiores desafios na área de Saúde Mental é o acesso a uma vida produtiva, na qual a apropriação da produção possa gerar a uma maior autonomia e uma nova relação com o social.
O Núcleo de Preparação para o Trabalho, um dos Departamentos do Instituto “A Casa” surgiu a partir da inquietação gerada no cotidiano da clínica, relativa a questão da inclusão de nossos pacientes no mundo social e produtivo.
Oferecemos aos participantes do Núcleo de Preparação para o Trabalho experiências de trabalho e formação através das oficinas de marcenaria, costura e bijuteria.
As oficinas de trabalho com seu aparato não só profissionalizante, mas também de experimentação de contextos de trabalho incluindo a geração de renda, possibilitam um real espaço de produção através do suporte da clínica, promovendo intercâmbios e permitindo aos participantes produzir valor social, cujo objetivo final é a produção de sentido.
Trabalhamos com os participantes deste projeto desde questões relacionadas à responsabilidade, freqüência e compromisso com o trabalho, até questões relacionadas à qualidade dos produtos artesanais para que possam adquirir competitividade, a necessidade da criação de estratégias de divulgação e venda dos produtos e a participação e organização de eventos.
A partir desse trabalho objetivamos realizar ações que garantam o efetivo exercício dos direitos de cidadania dos participantes do projeto, estabelecendo parcerias com instituições de formação, contato com empresas que possam disponibilizar postos de trabalho e buscando apoio logístico e financeiro para garantir a sustentabilidade do projeto.