Está disponível durante o fim de semana e fora do período de funcionamento do hospital-dia. É um serviço de atendimento à distância, feito por um dos membros da equipe, que fica acessível, para atender às emergências, através de contato por serviço de telefonia celular.
Tendo em vista que, muitas vezes, as situações mais críticas e as emergências não acontecem no horário do hospital-dia, foi criado este sistema para assistir aos pacientes e familiares em momentos criticos.
Às vezes o paciente sente-se mal, fica muito aflito e a família não sabe o que fazer. O próprio paciente, ou sua família, pode então, recorrer à ajuda do profissional de plantão. Este vai avaliar e orientar conforme necessário. É importante poder ter um contato com os profissionais nessas horas de muita angústia, esta pessoa, fará uma avaliação da situação do paciente, e ajudará os envolvidos a sair da situação de emergência em que se encontram.