CURSO DE FORMAÇÃO EM
ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO
INSTITUTO A CASA
O Instituto A Casa – com 40 anos de experiência na clínica das psicoses e pioneiro na clínica do Acompanhamento Terapêutico (AT) em São Paulo – apresenta seu Curso de Formação em Acompanhamento Terapêutico.
O Curso é realizado por aulas ministradas por acompanhantes terapêuticos, psicanalistas e outros profissionais da área da Saúde Mental e por encontros com as coordenadoras, voltados à discussão clínica e à articulação da teoria com a prática do Acompanhamento Terapêutico.
O Curso tem como referência os pressupostos éticos da Psicanálise e do Movimento da Reforma Psiquiátrica.
O Curso é composto por quatro módulos temáticos: “AT com crianças e adolescentes” e “Fundamentos do AT” (sempre no primeiro semestre) e “Clínica do AT”e “AT e a clínica nas instituições” (sempre no segundo semestre).
A Formação em Acompanhamento Terapêutico que o Instituto A Casa oferece compreende realização dos quatro módulos teóricos, realização do estágio supervisionado e entrega de um trabalho de conclusão de curso individual.
Os módulos são semestrais e independentes um do outro, assim é possível realizar apenas um ou alguns módulos, quando a opção não compreende toda a formação oferecida, de maneira que cada módulo em particular se configura como curso de extensão.
Para aqueles que pretendem realizar a Formação em Acompanhamento Terapêutico, que compreende todos os módulos, é importante saber que o Curso foi concebido de modo tal, que se pode ingressar na Formação por qualquer um dos módulos, não havendo uma sequência pré-estabelecida a cumprir.
Pode-se optar por frequentar o Curso quartas à noite das 20h às 22h ou sábados pela manhã das 9h às 13h.
Cada módulo tem 14 aulas com carga horária de 28 horas. Nos módulos das quartas, acontecem uma aulapor semana, totalizando 14 encontros por semestre. Já nos módulos de sábado, acontecem duas aulas em sequência, quinzenalmente, totalizando 7 encontros por semestre.
É oferecido certificado pelo Instituto A Casa para os alunos que tiverem frequência presencial comprovada em no mínimo 75% das aulas.
Nas próximas páginas apresentaremos o conteúdo programático de cada módulo, notem que pelo conteúdo já se pode ter uma boa idéia sobre o eixo que norteará a transmissão em cada semestre. No entanto, de um ano para outro, poderá haver pequenas alterações nos temas e nos títulos das aulas, seja pela relevância do tema na conjuntura dos acontecimentos, seja pela disponibilidade dos palestrantes convidados abordarem os temas a cada semestre. Assim substituições de professores ou adaptações dos temas serão possíveis sem prejuízo para a formação oferecida.
No final vocês encontrarão uma enxuta apresentação pessoal dos profissionais que tem dado aula no Curso nos últimos anos. São profissionais com muita experiência nos temas que abordam; a grande maioria tem publicações, cujas referências são facilmente encontráveis através das ferramentas de busca da internet.
Em janeiro divulgamos o programa, os palestrantes e valores dos módulos do primeiro semestre, que são realizados entre março e junho. E, em junho divulgamos as mesmas informações para os módulos do segundo semestre, que são realizados entre agosto e novembro.
Essas informações são publicadas:
– no site do Instituto A Casa: www.acasa.com.br
– na página do facebook do Curso de AT da A Casa: @cursoatacasa
– no Instagram: @cursoatacasa
É possível, também, consultar as secretárias Karina ou Vilma pelo telefone 11 5574-0677 para informações e inscrições, de segunda a sexta, das 14h30 às 17h. Ou ainda, através dos e-mails:
– Karina: karina@acasa.com.br
– Vilma: vilma@acasa.com.br
O curso se destina a profissionais e estudantes de Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Enfermagem, Medicina e Educação e técnicos dos serviços da Saúde Mental e da Educação.
Valor por módulo: consultar a secretaria do curso.
Local:
Instituto A Casa
Rua Dr. João Maia, 118
Aclimação (metrô Ana Rosa) – São Paulo SP
AS VAGAS SÃO LIMITADAS
Módulo: Acompanhamento Terapêutico com crianças e adolescentes
Coordenação: Beatriz Almeida
PROGRAMA:
Psicose na infância
Estrutura e desenvolvimento: questões para psicanálise com crianças
Sintoma e corpo na clínica com crianças
Autismos e Psicanálise
Leitura da “Nota sobre a criança” de Jacques Lacan
Acompanhamento Terapêutico e família
O bebê e os primeiros tempos da parentalidade
Intervenções pais-bebê
Interface entre Psicanálise e Educação
Inclusão escolar
Acompanhamento Terapêutico na escola
Adolescência e crises
Acompanhamento Terapêutico com adolescentes
Crianças e adolescentes institucionalizados
Diário clínico na École de Bonneuil
Discussão clínica
Módulo: Fundamentos do Acompanhamento Terapêutico
Coordenação: Clarissa Metzger
PROGRAMA:
Formação: o que é preciso para trabalhar como acompanhante terapêutico?
Por quê o Acompanhamento Terapêutico? História e atualidade
Constituição do sujeito: neurose e psicose
O que faz um acompanhante terapêutico nos casos de neurose?
Crise e emergência no Acompanhamento Terapêutico
Projeto terapêutico singular no Acompanhamento Terapêutico
Contrato e funcionamento do enquadre no Acompanhamento Terapêutico
Psicofármacos e clínica
O que há de psicanalítico no Acompanhamento Terapêutico?
Ação interpretativa no Acompanhamento Terapêutico
Transferência e seu manejo no Acompanhamento Terapêutico
Ética da psicanálise e Acompanhamento Terapêutico
Discussão de caso clínico
Módulo: A Clínica do Acompanhamento Terapêutico
Coordenação: Beatriz Almeida
PROGRAMA:
Contrato e enquadre no Acompanhamento Terapêutico
Constituição do sujeito na neurose e na psicose: leitura dos três tempos do Édipo
Testemunho: como alguns filósofos me ajudaram
Paranóia
Esquizofrenia
Mania, melancolia e seus estados limites
Toxicomanias, depressões e crises de ansiedade
Os nós borromeanos e a clínica
Psicose e laço social: a delicada questão da inclusão
Secretários do alienado, uma proposta de Lacan
O projeto terapêutico singular e a rede de atenção psicossocial
Clínica na rua: entre o público e o privado
Clínica na instituição
Clínica no Acompanhamento Terapêutico
Discussão de caso clínico
Módulo: Acompanhamento Terapêutico e a clínica nas instituições
Coordenação: Clarissa Metzger
PROGRAMA:
Origens clínico-institucionais do Acompanhamento Terapêutico
Análise institucional
Narcisismo e constituição do eu
Clínica do delírio generalizado ou a exceção da esquizofrenia
Trabalho em rede e interdisciplinaridade
Clínica do Acompanhamento Terapêutico nas organizações sociais
Clínica do Acompanhamento Terapêutico no Judiciário
Clínica do Acompanhamento Terapêutico e família
Clínica do Acompanhamento Terapêutico e abrigos
Acompanhamento Terapêutico e Residência Terapêutica
Clínica do Acompanhamento Terapêutico em contexto hospitalar
Psicose estabilizada e laço social
Discussão de caso clínico
Coordenadoras:
Beatriz Helena Martins de Almeida
Psicóloga. Psicanalista membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL) e do Fórum do Campo Lacaniano em São Paulo (FCL-SP). Foi diretora do FCL-SP em 2017-2018. Coordenou a Rede de Pesquisa “As Psicoses” entre 2002 e 2017 e atualmente coordena a Rede de Pesquisa “Psicanálise e Feminilidade” do FCL-SP. Coordenadora, professora e supervisora clínica do Curso de Formação em Acompanhamento Terapêutico do Instituto A Casa. Supervisora clínica da Equipe Nós de Acompanhamento Terapêutico. Supervisora clínica de acompanhantes terapêuticos que acompanham famílias no Centro de Visitação Assistida do Tribunal da Justiça CEVAT. Co-organizadora do livro “Rede Clínica”(Ed. Escuta/FCL-SP, 2016).
Clarissa Metzger
Psicóloga. Psicanalista membro da EPFCL e do FCL–SP. Mestre pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do IP-USP. Doutora em Psicologia Clínica pelo IP-USP. Especialista em Psicologia da Saúde pela UNIFESP. Professora da graduação em Psicologia da PUC-SP. Coordenadora, professora e supervisora clínica do Curso de Formação em Acompanhamento Terapêutico do Instituto A Casa. Coordenadora e supervisora clínica da Equipe HIATO de Acompanhamento Terapêutico. Concorreu comofinalista ao Prêmio Jabuti em 2018 com o livro “A sublimação no ensino de Jacques Lacan” (Edusp, 2017) na categoria Psicologia e Psicanálise.Também é autora de “Clínica do Acompanhamento Terapêutico e Psicanálise” (Aller Ed., 2017).
Estágio supervisionado em Acompanhamento Terapêutico
Supervisão: Beatriz Almeida e Clarissa Metzger
Requisitos:
– Dirigido aos alunos do Curso de Formação em AT (que compreende os 4 módulos oferecidos pelo curso, realização do estágio e entrega de trabalho de conclusão individual)
– Análise pessoal
Duração: 1 ano
Frequência(obrigatória):
– 2 a 4 horas de atendimento individual semanal
– 2 horas de supervisão semanal em pequenos grupos no consultório da supervisora
– reuniões na instituição parceira, com profissionais da equipe multidisciplinar e/ou com a família conforme o projeto terapêutico singular
Custos de entrevista de admissão e mensalidade: consultar a secretaria.
Admissão através de entrevista com uma das supervisoras:
- Beatriz Almeida (consultório no Itaim-bibi): acompanhamentoterapeutico@gmail.com
- Clarissa Metzger (consultório na Vila Madalena): clarissa2007@uol.com.br
Palestrantes colaboradores do Curso de Formação em AT*:
Cada palestrante dá aula em apenas um dos módulos. Os palestrantes são confirmados a cada semestre em função da disponibilidade e de possíveis alterações no programa.
Adriana Marino
Psicóloga e filósofa. Psicanalista membro do FCL-SP. Mestre em Psicologia Clínica e doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IP-USP. Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública pela FSP-USP. Participa do Coletivo Psicanálise na Praça Roosevelt.
Ana Laura Prates
Psicóloga. Psicanalista membro da EPFCL e do FCL-SP. Coordenadora da Rede de Pesquisa “Psicanálise e Infância” do FCL-SP. Doutora em Psicologia Clínica pelo IP-USP. Pós-doutora pela UERJ. Pesquisadora convidada do Laboratório de Estudos Urbanos da UNICAMP.
Ana Paula Gianesi
Psicóloga. Psicanalista membro da EPFCL e do FCL-SP. Coordenadora da Rede de Pesquisa “Lógica e Poética” do FCL-SP. Doutora em Psicologia Clínica pelo IP-USP.
Ana Paula Pires
Psicóloga. Psicanalistamembro do FCL-SP. Colaboradora da Rede Clínica do FCL-SP. Psicóloga formada em Terapia Familiar pelo Instituto de Terapia Familiar de São Paulo. Mestre em Psicologia Clínica pelo IP-USP.
Barbara Merigue Carro
Psicóloga. Psicanalista em formação no FCL-SP. Acompanhante terapêutica da Equipe Hiato, formada pelo Instituto A CASA.
Beatriz Oliveira
Psicóloga. Psicanalista membro da EPFCL e do FCL-SP. Coordenadora da Rede de Pesquisa “Psicanálise e Infância” do FCL-SP. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP.
Camila Gerassi Bonadio
Psicóloga. Psicanalista em formação no FCL-SP. Acompanhante terapêutica da Equipe HIATO, formada pelo Instituto A CASA. Aprimoramento pelo curso Clínica Psicanalítica na DERDIC / PUC-SP.
Carolina Ribeiro
Psicóloga. Psicanalista membro do FCL-SP. Acompanhante terapêutica da Equipe Nós. Especialista em Constituição do Sujeito e Psicanálise com Crianças pela DERDIC / PUC-SP. Co-coordenadora do projeto Aprendimentos Clínicos.
Christian Dunker
Psicólogo. Psicanalista membro da EPFCL e do FCL-SP. Doutor em Psicologia pelo IP-USP. Pós-doutor pela Manchester Metropolitan University (Inglaterra). Professor Livre Docente do Departamento de Psicologia Clínica do IP-USP. Coordenador do Latesfip – USP. Vencedor do Prêmio Jabuti de melhor livro em Psicologia e Psicanálise em 2012.
Christopher Rodrigues Anunciação
Psicólogo. Psicanalista. Acompanhante terapêutico da Equipe Nós. Co-coordenador do projeto Aprendimentos Clínicos.Mestrando em Psicologia e pesquisador do Laboratório Psicanálise e Sociedade do IP-USP.
Claudia Beltran do Valle
Psiquiatra. Psicanalista. Professora do curso Abordagem psicanalítica das psicoses do Instituto Sedes Sapientiae.
Cristiana Gerab
Psicóloga. Psicanalista. Acompanhante terapêutica membro da Equipe Tempo de AT no envelhecimento. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP.
Clarissa Fongaro Nars
Psicóloga. Acompanhante Terapêutica da Equipe Hiato, formada pelo Instituto A CASA. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo CFP.Mestranda em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP.
Conrado Ramos
Psicólogo. Psicanalista membro da EPFCL e do FCL-SP. Doutor pelo IP-USP. Pós-doutor pelo Núcleo Psicanálise e Sociedade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP.
Daniela Canguçu
Psicóloga. Terapeuta ocupacional. Psicanalista. Professora de curso de introdução à teoria e à clínica da psicose no Instituto Sedes Sapientiae.Mestre em Linguagem e Educação pela FE-USP.
Daniele Sanches
Psicóloga. Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Doutora em Psicologia Clínica pelo IP-USP.
Deborah Sereno
Psicóloga. Psicanalista. Coordenadora do Giramundo – Oficinas e Redes em Saúde Mental da Clinica Psicológica da PUC-SP. Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. Docente do Curso de Psicologia da FACHS-PUC-SP.
Débora Marinho
Psicóloga clínica. Coordenadora e supervisora da Equipe de AT do Instituto A CASA. Coordenadora do Serviço de Residência Terapêutica da Lapa. Aprimoramento multiprofissional em Saúde Mental pelo CAPS Prof. Luis da Rocha Cerqueira. Mestre pela EE-USP.
Emília Broide
Psicóloga. Psicanalista membro da APPOA. Mestre em Saúde Pública pela FSP-USP. Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. Integrante do Laboratório Psicanálise e Sociedade do IP-USP.
Fabrício Junio Rocha Ribeiro
Psicólogo. Psicanalista. Professor do Centro Universitário Newton Paiva. Articulador de Rede do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário – PAI-PJ do TJMG.Mestre em Psicologia pela PUC-MG.
Fernando Cembranelli
Psiquiatra e psicanalista. Coordenador médico do Hospital-dia A CASA. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP.
Gabriela Pizzimenti
Psicóloga. Psicanalista em formação pelo FCL-SP. Acompanhante terapêutica da Equipe HIATO. Membro da Equipe Ímpares. Aprimoramento na DERDIC / PUC-SP.
Ilana Katz
Psicóloga. Psicanalista. Doutora em Psicologia e Educação pela FE-USP. Pós-doutoranda em Psicologia Clínica pelo IP-USP. Pesquisadora do Latesfip – USP.
Ingrid Porto de Figueiredo
Psicóloga. Psicanalista membro do FCL-SP. Professora da graduação em psicologia da FMU.Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP.
Ivan Ramos Estêvão
Psicólogo. Psicanalista membro da EPFCL e do FCL-SP. Professor doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e da Pós-graduação em Psicologia Clínica do IP-USP. Co-coordenador do Laboratório Psicanálise e Sociedade do IP-USP e Núcleo Psicanálise e Política da PUC-SP.
João Carlos Franca
Coordenador da ONG Camará. Conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Vicente.
João Leite Ribeiro
Pessoa com esquizofrenia. Palestrante e diretor adjunto da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia ABRE.
Lenara Spedo
Psicóloga. Psicanalista em formação no FCL-SP. Acompanhante terapêutica formada pelo Instituto A Casa. Mestre em Psicologia e Educação pela FE-USP. Membro do Laboratório de estudos e pesquisas psicanalíticas e educacionais sobre a infância da USP.
Luis Guilherme Mola
Psicólogo. Psicanalista membro do FCL-SP. Doutor em Psicologia pelo IP-USP. Membro do Núcleo de Psicanálise e Sociedade da PUC-SP.
Maria Lívia Tourinho Moretto
Psicóloga. Psicanalista membro do FCL–SP. Pós-doutora em Psicologia Clínica pelo IP-USP. Professora titular do Departamento de Psicologia Clínica e coordenadora do Laboratório de Pesquisa Psicanálise, Saúde e Instituição do IP-USP.
Maria Tereza Piedade
Psicóloga. Psicanalista com especialização na PUC-SP. Acompanhante terapêutica da equipe Nós, formada pelo Instituto A Casa. Psicóloga no hospital de oncologia pediátrica Graacc / Unifesp. Mestranda em Pediatria pela Unifesp.
Maurício Hermann
Psicólogo. Psicanalista. Acompanhante terapêutico, coordenador do curso e diretor do ATTENDA – transmissão e clínica em Acompanhamento Terapêutico e Psicanálise em SBC. Doutor em Psicologia Clínica pelo IP-USP.
Mayra de Castro
Psicóloga. Psicanalista formada pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Acompanhante terapêutica da equipe Nós, formada pelo Instituto A Casa.
Michele Roman Faria
Psicóloga. Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica pelo IP-USP. Participante do programa de Pós-Doutorado da Unicamp.
Paulo Teixeira Bueno
Psicólogo. Psicanalista em formação no FCL-SP. Doutorando pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social e pesquisador do Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Sociedade da PUC-SP.
Priscila Souza Venosa
Psicóloga. Acompanhante terapêutica da Equipe HIATO. Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Grupoterapeuta pós-graduada pelo NESME.
Rafael Rocha Daud
Psicanalista membro do FCL-SP. Acompanhante terapêutico da equipe NÓS. Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP.
Raul Pacheco
Psicólogo. Psicanalista membro da EPFCL e do FCL-SP. Coordenador da Rede de Pesquisa “Psicanálise e Saúde Pública” do FCL-SP. Doutor pelo IP-USP. Professor Titular do Curso de Psicologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social e coordenador do Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Sociedade da PUC-SP.
Ricardo Gomides Santos
Psicólogo. Psicanalista membro aspirante do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Acompanhante terapêutico. Doutor em Psicologia pelo IP-USP.
Rodrigo Ferraz de Camargo
Psicólogo. Psicanalista membro da Clipp. Mestre em Letras pelo Departamento de Literatura Francesa da FFLCH/USP.
Rodrigo Pacheco
Psicólogo. Psicanalista membro da EPFCL e do FCL-SP. Coordenador da Rede de Pesquisa “Psicanálise e Saúde Pública“ do FCL-SP. Mestre em Saúde Pública pela FSP-USP.
Rodrigo Veinert
Psicólogo. Psicanalista em formação no Instituto Sedes Sapientiae. Coordenador e supervisor da Equipe de Acompanhamento Terapêutico do Instituto A Casa. Membro da equipe clínica do Projetos Terapêuticos.
Sandra Berta
Psicóloga. Psicanalista membro da EPFCL e do FCL-SP. Coordenadora da Rede de Pesquisa “As Psicoses” do FCL-SP. Supervisora do Projeto Margens Clínicas. Doutora em Psicologia Clínica pelo IP-USP.
Sonia Ferrari
Terapeuta Ocupacional. Diretora do Instituto A CASA. Diretora do CETO – Centro de Especialidades em Terapia Ocupacional.
Thais Garrafa
Psicóloga. Psicanalista com formação pelo Instituto Sedes Sapientiae. Membro da equipe clínica e de pesquisa do Instituto Gerar. Supervisora do Projeto “Com Tato” do Instituto Fazendo História.
Thais Siqueira
Psicóloga. Acompanhante terapêutica. Professora do curso de pós-graduação em Psicanálise e Saúde do Instituto de ensino e pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.Vera Iaconelli
Psicóloga. Psicanalista membro da EPFCL e do FCL-SP. Diretora do Instituto Gerar de Psicologia Perinatal. Colunista da Folha de São Paulo.Doutora em Psicologia pelo IP-USP.
Vinicius Costa
Psicólogo. Psicanalista em formação pelo FCL-SP. Acompanhante terapêutico formado pelo Instituto A Casa. Especialização em Tratamento de Crianças e Adolescentes nos Distúrbios da Comunicação pela DERDIC.
*informações atualizadas em 2019
Instituto A Casa
Direção do Instituto: Beatriz Aguirre, Regina Von Atzingen e Sônia Ferrari.
Coordenação do Curso de Formação em Acompanhamento Terapêutico: Beatriz Almeida e Clarissa Metzger.
Coordenação da Equipe de Acompanhamento Terapêutico: Adriana Canepa, Débora Marinho, Martin Aguirre e Rodrigo Veinert.
Curta nossa página no facebook e no Instagram!
Rua Dr. João Maia, 118
Aclimação (Metrô Ana Rosa)
04109-130 São Paulo/SP
55 11 5574-0677
Facebook: @cursoatacasa
Instagram: @cursoatacasa