INSTITUTO A CASA
CURSO DE ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO
PRIMEIRO SEMESTRE 2022
A Formação em Acompanhamento Terapêutico, que o Instituto A Casa oferece, compreende a realização de quatro módulos: “AT com crianças e adolescentes” e “Fundamentos do AT” (primeiro semestre) e “Clínica do AT” e “AT e instituições” (segundo semestre) e estágio supervisionado.
No entanto, como os módulos são semestrais e independentes, é possível optar pela realização de qualquer módulo, individualmente, como curso de extensão.
Público-alvo: profissionais, técnicos e estudantes das áreas da Saúde e da Educação.
Valor por módulo: R$ 1540,00 à vista ou 2 parcelas de R$ 810,00
Informações e inscrições por email:
Telefone: (11) 5574-0677 (segunda a sexta das 10h às 16h)
AULAS ONLINE PELA PLATAFORMA ZOOM
Módulo: Acompanhamento Terapêutico com crianças e adolescentes
Coordenação: Beatriz Almeida
De 16/03 a 29/06, quartas, das 20h às 22h
16/03 Apresentação
Beatriz Almeida
23/03 Psicose na infância
Ana Laura Prates
30/03 Estrutura e desenvolvimento: questões para psicanálise com crianças
Ida Freitas (Salvador)
06/04 Leitura da “Nota sobre a criança” de Jacques Lacan
Beatriz Almeida
13/04 Acompanhamento Terapêutico na escola
Carolina Ribeiro
27/04 Autismos e Psicanálise
Ilana Katz
04/05 Acompanhamento Terapêutico e família
Beatriz Almeida
11/05 A criança psicótica na clínica psicanalítica
Beatriz Oliveira
18/05 Primeiros tempos da parentalidade
Thais Garrafa
25/05 O despertar da adolescência
Beatriz Almeida
01/06 Adolescência e crises
Sandra Berta
08/06 AT e laço social na adolescência
Fernanda Ariza Lacanna
22/06 Acompanhamento Terapêutico com adolescentes
Rodrigo Veinert
29/06 Discussão clínica
Beatriz Almeida
Módulo: Fundamentos Clínicos do Acompanhamento Terapêutico
Coordenação: Clarissa Metzger
Horário: sábados, quinzenalmente, das 9h às 13h
Data: 12/03 a 04/06
12/03
Formação: o que “forma” um acompanhante terapêutico?
Clarissa Metzger
Por que o AT? História e atualidade
Gabriela Pizzimenti
26/03
Contrato e enquadre no AT
Vinícius Costa
Projeto terapêutico e direção do tratamento no AT
Gabriel Pulice (Argentina)
09/04
Constituição do sujeito: neurose e psicose
Raul Albino Pacheco Filho
O que faz um AT nos casos de neurose?
Camila Gerassi Bonadio
30/04
Crise e emergência no AT
Fernando Cembranelli
Psicofármacos e clínica
Claudia Beltran do Vale
07/05
Estabilização na psicose e laço social
Ivan Ramos Estevão
Clínica do cotidiano e AT
Leonel Dozza Mendonça (Espanha)
21/05
Transferência na psicose e seu manejo no AT
Sandra Berta
Ética da psicanálise e AT
Thalita Castello Branco Fontenele (Fortaleza)
04/06
AT e infância
Andrea Nunes Marin
Discussão de caso clínico e encerramento
Clarissa Metzger
Estágio supervisionado em Acompanhamento Terapêutico
Supervisoras: Beatriz Almeida e Clarissa Metzger
Requisitos:
– estar cursando a Formação em Acompanhamento Terapêutico (que compreende os quatro módulos oferecidos pelo curso e entrega de trabalho de conclusão de curso)
– análise pessoal
Duração: 1 ano
Frequência (obrigatória):
– 2 a 4 horas de atendimento individual semanal
– 2 horas de supervisão semanal em pequenos grupos no consultório da supervisora
– reuniões na instituição parceira, com profissionais da equipe multidisciplinar e/ou com a família conforme o projeto terapêutico singular
Admissão através de entrevista com uma das supervisoras:
– Beatriz Almeida pelo whatsapp (11) 91100-1597
- Clarissa Metzger pelo whatsapp (11) 99213-4856
Valor:
– entrevista de admissão: R$ 150
– mensalidade: R$ 330 (12 cheques pré-datados)
COORDENADORAS:
Beatriz Helena Martins de Almeida
Psicóloga. Psicanalista membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL) e do Fórum do Campo Lacaniano em São Paulo (FCL-SP). Coordenou a Rede de Pesquisa “As Psicoses” entre 2002 e 2017 e atualmente coordena a Rede de Pesquisa “Psicanálise e Feminilidade” do FCL-SP. Coordenadora, professora e supervisora clínica do Curso de Formação em Acompanhamento Terapêutico do Instituto A Casa. Co-organizadora do livro “Rede Clínica”(Ed. Escuta/FCL-SP, 2016).
Clarissa Metzger
Psicóloga e psicanalista, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL-FCL/SP). Professora da graduação em Psicologia da PUC-SP. Doutora em Psicologia Clínica pelo IP-USP. Coordenadora e supervisora clínica do Curso de Formação em AT do Instituto A Casa. Autora dos livros A sublimação no ensino de Jacques Lacan (Edusp, 2017), finalista do Prêmio Jabuti 2018 na categoria Humanidades e Clínica do acompanhamento terapêutico e psicanálise (Aller Ed., 2017).
CONFIRA A APRESENTAÇÃO DOS PALESTRANTES DOS MÓDULOS:
Ana Laura Prates
Psicóloga. Psicanalista membro da EPFCL e do FCL-SP. Coordenadora da Rede de Pesquisa “Psicanálise e Infância” do FCL-SP. Doutora em Psicologia Clínica pelo IP-USP. Pós-doutora pela UERJ. Pesquisadora convidada do Laboratório de Estudos Urbanos da UNICAMP. São Paulo.
Andrea Nunes Marin
Psicóloga e acompanhante terapêutica em formação pelo Instituto A Casa. Curso de expansão pelo Sedes Sapientiae: A escolarização de Crianças Autistas e Psicóticas. São Paulo.
Beatriz Oliveira
Psicóloga. Psicanalista membro da EPFCL e do FCL-SP. Coordenadora da Rede de Pesquisa “Psicanálise e Infância” do FCL-SP. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. São Paulo.
Camila Gerassi Bonadio
Psicóloga e bacharel em Direito. Acompanhante terapêutica com formação pelo Instituto A CASA. Psicanalista em formação pelo FCL-SP. São Paulo. Aprimoramento pelo curso Clínica Psicanalítica: As Manifestações Psicopatológicas nos Impasses da Constituição do Sujeito (DERDIC/PUC-SP).
Carolina Ribeiro
Psicóloga. Psicanalista membro do FCL-SP. Acompanhante terapêutica da Equipe Nós. Especialista em Constituição do Sujeito e Psicanálise com Crianças pela DERDIC / PUC- SP. Co-coordenadora do projeto Aprendimentos Clínicos. São Paulo.
Claudia Beltran do Valle
Psiquiatra, psicanalista, supervisora clínico-institucional, professora do curso Abordagem Psicanalítica das psicoses do Instituto Sedes Sapientiae. São Paulo.
Fernanda Ariza Lacanna
Psicóloga. Psicanalista. Acompanhante terapêutica. Co-fundadora e coordenadora do GIP – Grupo de Invenção e Pesquisa. Aprimoramento pelo Espaço Palavra PUC-SP.
Fernando Cembranelli
Psiquiatra e psicanalista. Coordenador médico do Hospital-dia A CASA. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. São Paulo.
Gabriela Pizzimenti
Psicóloga e acompanhante terapêutica. Psicanalista em formação pelo FCL-SP. Aprimoramento pela Divisão de Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (DERDIC/PUC-SP) e atual formação clínica pelo FCL-SP. São Paulo.
Gabriel Pulice
Psicanalista. Docente da Universidade Nacional de La Plata (UNLP) e Universidade de Buenos Aires (UBA). Diretor de «La PlazAT, la revista digital de los Acompañantes terapéuticos», publicação digital internacional. Autor dos livros Fundamentos Clínicos do Acompanhamento Terapêutico (Zagodoni Editora, 2012) e Investigación ◊ Psicoanálisis. El problema de la transmisión, y los límites del lenguaje (Letra Viva, 2020). Argentina.
Ida Freitas
Psicanalista membro da EPFCL e do FCL-Salvador, onde coordena a Rede Clínica. Especialista em Psicologia Clínica. Organizadora da coletânea Angústia (Campo Psicanalítico, 2006). Salvador.
Ilana Katz
Psicóloga. Psicanalista. Doutora em Psicologia e Educação pela FE-USP. Pós-doutoranda em Psicologia Clínica pelo IP-USP. Pesquisadora do LATESFIP – USP. São Paulo.
Ivan Ramos Estevão
Psicólogo. Psicanalista membro da EPFCL e do FCL-SP. Doutor em Psicologia Clínica pelo IP-USP. Professor de Psicologia na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e da Pós-graduação em Psicologia Clínica do IP-USP. São Paulo.
Leonel Dozza de Mendonça
Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madrid. Foi AT na equipe de ATs do Instituto A Casa (1986). Docente no Master em Psicoterapia Psicanalítica da Universidade Complutense de Madrid. Autor dos livros “Acompanhamento Terapêutico e Clínica do Cotidiano” (Aller Editora, 2017) e “Acompañamiento Terapéutico: encuentros y desencuentros entre la vaca loca y el pato lógico”. Espanha.
Raul Pacheco
Psicólogo. Psicanalista AME da EPFCL. Membro do FCL-SP, onde coordena a Rede de Pesquisa Psicanálise e Saúde Pública. Doutor pelo IP- USP. Professor Titular da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP: Curso de Psicologia e Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social, onde coordena o Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Sociedade. São Paulo.
Rodrigo Veinert
Psicólogo. Psicanalista. Coordenador da Equipe de Acompanhamento Terapêutico do Instituto A Casa. São Paulo.
Sandra Berta
Psicanalista AME da EPFCL. Membro do FCL-SP, onde coordenadora da Rede de Pesquisa sobre As Psicoses: “Diagnosticar em Psicanálise”. Doutora em Psicologia Clínica pelo IP-USP. Autora do livro “Escrever o trauma de Freud à Lacan” (2015). São Paulo.
Thais Garrafa
Psicanalista. Doutoranda em Psicologia Social pela USP. Coordenadora do curso de pós-graduação em Psicanálise na parentalidade e perinatalidade do Instituto Gerar. Supervisora no Projeto “Com Tato” e membro do Conselho Consultivo do Instituto Fazendo História. Organizadora da coleção Parentalidade e Psicanálise (ed. Autêntica). São Paulo.
Thalita Castello Branco Fontenele
Psicanalista membro do FCL-Fortaleza. Acompanhante terapêutica e coordenadora da Equipe Êxtimo de Acompanhamento Terapêutico. Mestre em Psicologia pela UNIFOR e professora do curso de Psicologia da UniAteneu. Fortaleza.
Vinicius Costa
Psicólogo. Psicanalista em formação pelo FCL-SP. Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Acompanhante terapêutico formado pelo Instituto A Casa. Especialização em Tratamento de Crianças e Adolescentes nos Distúrbios da Comunicação pela DERDIC. São Paulo.
Instituto A Casa
Rua Dr. João Maia, 118
Aclimação (Metrô Ana Rosa)
04109-130 São Paulo/SP
Facebook: @cursoatacasa
Instagram: @cursoatacasa
www.acasa.com.br