Aprimoramento no tratamento das psicoses

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Instituto de Pesquisa em Saúde Mental e Psicossocial A Casa, fundado em 1979, rompe com os paradigmas da exclusão da loucura ao propor dispositivos de tratamento que permitem ultrapassar os limites até então supostos à clínica da saúde mental. 
 
Especializado na formação de profissionais para o tratamento das Psicoses, o hospital dia do Instituto A Casa conta com uma equipe interdisciplinar que tem como tarefa acompanhar aqueles que nos procuram em seu sofrimento através da invenção de diferentes dispositivos grupais. 
 
O dia a dia na instituição é permeado por encontros que favorecem a construção de laços afetivos fundamentais, propiciando um lugar existencial possível; este lugar vai sendo mapeado no próprio meio institucional que é construído coletivamente, podendo estender-se ao âmbito familiar e alinhavando-se a rede social. 
 
Com o intuito de ampliar o acesso à prática da Clínica Institucional, o Instituto A Casa inaugurou em 2010 o Aprimoramento no Tratamento das Psicoses. Esta proposta tem como principal referencial teórico a Psicanálise, e é norteada a partir de três vetores básicos: a prática da clínica institucional, discussões teóricas e supervisão. 
 
O Aprimoramento tem a duração de dez meses. A prática da clinica institucional inclui uma carga horária que pode variar de oito a dez horas semanais, e serão organizadas de acordo com a disponibilidade dos aprimorandos e as possibilidades na instituição de inserções nos diferentes dispositivos grupais. 
 
O Aprimoramento inclui espaços de discussões teóricas, seminários teórico- clínicos e supervisão semanal. Os seminários são espaços de formação em que toda a equipe do hospital dia se reúne para discutir um tema, que pode ser apresentado por convidados ou pelos próprios terapeutas do Instituto. 
 
Faz parte do material teórico utilizado em nosso curso autores como: Freud, Bleger, Kaes, Anzieu, entre outros. 
 
Coordenadores do Aprimoramento: 
 
Sonia Ferrari: diretora do Instituto, responsável pela coordenação do aprimoramento. 
 
Martin Aguirre: psicanalista, terapeuta do hospital dia, responsável pela discussão clínica.
 
Patrícia Penteado: psicanalista, terapeuta do hospital dia, responsável pelas discussões teóricas. 
 
Fernando Ramos: psicanalista, terapeuta do hospital dia, responsável pelas discussões teóricas. 
 
Os interessados devem enviar o currículo para curso@acasa.com.br a partir de 15 de outubro incluindo uma carta de intenção. Será realizada uma entrevistas com um dos coordenadores. 
 
Investimento: 10 mensalidades de R$ 470,00 
 
Início: março de 2013. 
 
Vagas limitadas. 
 
Informações: Tel: 55740677. Falar com Vanusa