Grupo de Culinária

Este grupo acontece às segundas feiras pela manhã. Por ser o primeiro momento de encontro após o final de semana nós costumamos fazer um café da manhã longo. Acolhemos as demandas e cuidamos para criar um clima grupal, no qual cada paciente possa ingressar num mundo mais coletivo e se descolar de suas questões pessoais tão acentuadas pelo final de semana.

Em seguida começamos a atividade. Uma semana nós conversamos e fazemos uma votação sobre o prato que iremos preparar. Na semana seguinte nós cozinhamos. Há mais ou menos seis anos que utilizamos a culinária como dispositivo grupal. Por ser uma atividade com objetivo bastante definido ela é interessante para este período do dia, pois ao nos propormos a cozinhar -preparar o almoço do HD - criamos uma tarefa que ajuda muito a organizar as angústias tão dispersas do fim de semana.

Assim, na hora do almoço comemos todos juntos e os pacientes já estão muito mais apropriados do espaço e do clima institucional podendo sair, o quanto possível, do limbo individual.

Pesquisa no site

Convênios

convenios