APRIMORAMENTO NA CLINICA DAS PSICOSES

APRIMORAMENTO NA

CLÍNICA DAS PSICOSES

 

 

 

 

                O Instituto de Pesquisa em Saúde Mental e Psicossocial A Casa, fundado em 1979, rompe com os paradigmas da exclusão da loucura ao propor dispositivos de tratamento que permitem ultrapassar os limites até então supostos à clínica da saúde mental.

                Especializado na formação de profissionais na clínica das Psicoses, o Hospital-dia do Instituto A Casa conta com uma equipe interdisciplinar que tem como tarefa acompanhar aqueles que nos procuram em seu sofrimento através da invenção de diferentes dispositivos grupais.

                O dia a dia na instituição é permeado por encontros que favorecem e autorizam a construção de laços afetivos fundamentais. No cotidiano do Hospital-dia mapeamos, de forma coletiva, os lugares existenciais que antes pareciam impossíveis, e que agora podem constituir relevo, desde o âmbito familiar à rede social.

                Com o intuito de ampliar o acesso à prática da Clínica Institucional, o Instituto A Casa inaugurou em 2010 o Aprimoramento na Clínica das Psicoses. Esta proposta tem como referenciais teóricos a Psicanálise, Análise Institucional, Teorias e Técnicas Grupais, e é norteada a partir de três vetores básicos: a prática da clínica institucional, discussões teóricas e supervisão.

                O Aprimoramento tem a duração de onze meses. A prática da clínica institucional inclui uma carga horária de no mínimo dez horas semanais, e serão organizadas de acordo com a disponibilidade dos aprimorandos e as possibilidades da instituição.

                O Aprimoramento inclui ainda espaços de discussões teóricas, seminários teórico-clínicos e supervisão semanal. Faz parte do material teórico utilizado em nosso curso autores como: Freud, Bleger, Kaes, Anzieu, entre outros.

                Público alvo: psicólogos, terapeutas ocupacionais, acompanhantes terapêuticos, fonoaudiólogos, antropólogos, filósofos, cientistas sociais e outros profissionais interessados na clínica institucional.

 

                Coordenadores do Aprimoramento:

 

                Sonia Ferrari: terapeuta ocupacional, diretora do Instituto, responsável pela coordenação do aprimoramento.

                Martin Aguirre: psicanalista, coordenador de grupos, responsável pelas supervisões clínicas.

                Patrícia Penteado: psicanalista, coordenadora de grupos, responsável pelas discussões teóricas.

                Fernando Ramos: psicanalista, coordenador de grupos, responsável pelas discussões teóricas.

 

                Os interessados devem enviar o currículo para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. incluindo uma carta de intenção.

                Será realizada entrevista com um dos coordenadores.

                Início fevereiro de 2016.

                Investimento: 11 mensalidades de R$ 400,00.

               

                Vagas limitadas.

 

                Informações: Tel: (11) 5574.0677 - Falar com Vanusa.

 

Instituto “A Casa”

Direção: Beatriz Aguirre, Sonia Ferrari, Regina Von Atzingen

Direção do Departamento de Formação: Beatriz Aguirre

www.acasa.com.br

Pesquisa no site

Convênios

convenios